|
Denomina de “Travessa Alfredo Amora” a travessa de interligação da Rua Inhá Torres com a Avenida Dr. José Grossi, no bairro Guarapiranga.
|
Exposição de Motivos
Alfredo Dumas de Andrade Amora nasceu em 19/10/1922, filho de Antonio da Silveira Amora e de Dona Vitória Amanda de Andrade Amora.
Cursou o ginasial no Colégio Dom Helvécio, concluindo-o em 1938, no Instituto Lafayette, no Rio de Janeiro. Dizer que prestou serviço militar no Tiro de Guerra em 1941, ou que foi convocado em 1944 a participar do 11º Regimento de Infantaria de São João Del Rei, em preparo para a guerra, é apontar dados de uma biografia insuficientes para mostrar sua notável personalidade desenvolvida em nosso meio social.
Findo o serviço militar, retornou a Ponte Nova, assumindo o serviço notarial do 1º Ofício da Comarca de Ponte Nova. Nesse mister, se evidenciou pelo modus procedendi - diligência nos atos, presteza no atendimento, cortesia na recepção das partes, habilidade na execução dos termos processuais, respeito com os colegas, estima dos advogados em virtude do tratamento decoroso dispensado a cada qual, distinguido pelos juízes de direito em virtude da compreensão rápida das ordens e resoluções recebidas.
Em resumo dessas qualidades, recebeu o tratamento carinhoso com o diminutivo acrescido a seu nome - Alfredinho. Era comujm ouvir-se: vá ao Alfredinho; fale com o Alfredinho; esse Alfredinho sabe das coisas. O meio forense não deixou de o distinguir para a comenda especial de quem bem serviu naquele ambiente: a medalha Desembargador Hélio Costa.
Este procedimento estendeu-se à coletividade pontenovense. Aderiu a movimentos populares, como o futebol, conduzindo o seu clube de coração, o Palmeirense, a campeão da Zona Centro, credenciando-o a uma vaga para a disputa do campeonato mineiro, o que foi um marco alcançado por um clube de Ponte Nova.
Este conjunto de qualidades que distinguiu sua pessoa e o fez querido em todas as camadas de nossa sociedade, se examinarmos o percurso de sua existência até seu falecimento em 21/08/2010, não deixou de me impressionar e fazer com que sugerisse o seu nome para a via pública que liga a avenida Dr. José Grossi à rua Inhá Torres, próxima da casa onde morou, que passaria a denominar-se “Travessa Alfredo Amora”, uma vez aprovado este Projeto de Lei, para o qual solicito a atenção e a aprovação unânime dos nobres colegas.
Sala das Sessões, 26 de maio de 2011
Vereador HALAÔR XAVIER DE CARVALHO - PSDB
|