|
Concede Título de Cidadão Honorário de Ponte Nova ao Sr. Sergio Luiz da Silva Fazolato.
|
PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 5/ 2009
Concede Título de Cidadão Honorário de Ponte Nova ao Sr. Sergio Luiz da Silva Fazolato.
Exposição de Motivos
Sérgio Luiz da Silva Fazolato nasceu em Além Paraíba, em 08/07/1951, numa família modesta, com mais 5 irmãos. No Grupo Escolar Dr. Alfredo Castelo Branco concluiu o curso primário.
Devido às necessidades da família, juntamente com os estudos iniciou também atividades profissionais, como vendedor de hortifrutis. Em função das necessidades sempre prementes da família, teve que optar por trabalhar, deixando de lado os estudos, formando-se assim na escola da vida, trabalhando como engraxate, auxiliar de soldador, auxiliar de barbeiro, copeiro de restaurante, caixa de restaurante, recepcionista de hotel e auxiliar de mecânico.
Paralelamente a essas atividades, sua grande paixão foi a prática do futebol, pela qual, além de se divertir, passou também a disputar campeonatos regionais e ficou conhecido pelo seu bom futebol.
Já em 1968, com apenas 17 anos, passou a ser destaque na região, e todas as equipes passaram a procurá-lo para atuar em suas agremiações.
Ainda naquele ano, foi formada uma seleção entre todas as equipes de Além Paraíba, com o nome de Além Paraíba Futebol Clube, para disputar o campeonato Regional da Zona da Mata e o Norte Fluminense.
Sérgio foi convocado e disputou todas as partidas como titular, sagrando-se campeão, seu primeiro título de futebol.
Em 1969, seu tio Otacilio (in memoriam), botafoguense de corpo e alma, conseguiu uma autorização para que ele treinasse no Botafogo Futebol e Regatas do Rio de Janeiro.
Por falta de orientação, ingressou na equipe carioca junto ao grupo de profissionais, apesar de ter idade para as categorias de base daquele clube. Em função disto, faltaram oportunidades para jogar e mostrar o seu talento no futebol,pois o grupo de profissionais do clube naquela época era formado por jogadores talentosos e de reconhecimento internacional, tais como: Leônidas, Rogério, Roberto, Jairzinho, Paulo Cezar Caju, Gerson, convocados para a Seleção Brasileira de 1970, e outros como Cao, Moreira, Zé Carlos, Waltencir, Carlos Roberto, Nei Conceição, Zequinha, Afonsinho etc, sendo o treinador Zagalo.
Em 1970, o jogador Afonsinho foi emprestado para o Olaria Atlético Clube, do Rio de Janeiro, e indicou Sérgio para aquela equipe, pela qual disputou o campeonato carioca daquele ano.
Em 1971, foi emprestado pelo Olaria para o Clube Deportivo Guabirá de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, onde disputou o campeonato nacional.
Em 1972, foi convidado pelo presidente Wolney de Freitas, que era grande empresário da cidade, para ficar em Além Paraíba e disputar o Campeonato pelo Esporte Clube São José, o que aceitou na condição de trabalhar em outras atividades profissionais.
Assim começou a trabalhar como auxiliar de mecânico, passando posteriormente para a de recepcionista de oficina, até que em 1974 surgiu sua grande oportunidade, como vendedor, à qual se dedica até hoje.
Neste mesmo ano conheceu Ponte Nova e aqui constituiu família, pois nasceram seus filhos Clayton e Sérgia.
Em Ponte Nova trabalhou na concessionária Mercedes Benz - Divel, até dezembro de 1976, quando recebeu um convite para se transferir para a concessionária Chevrolet - José dos Santos Peças e Veículos.
Em 1978, foi trabalhar na Usina Ana Florência como chefe de compras, onde ficou até 1983, retornando para as atividades de venda de veículos.
Desde que chegou a Ponte Nova, além das atividades profissionais, sempre praticou o futebol. E foi justamente desta combinação de trabalho e lazer que se tornou um verdadeiro cidadão pontenovense, pois as amizades cresciam dia a dia em sua vida. Já conhecido como Serginho Louro, jogou inicialmente pelo Anna Florência, Pontenovense, Primeiro de Maio, Palmeirense, os times de bairro Cerâmica, Nacional do Pito, APPC da Vila Alvarenga, campeonatos de Futebol Soçaite no Acabiara Clube, além dos Veteranos Amigos da Bola e muitos outros times que o convidavam e ele, sempre que podia, aceitava.
Sérgio foi também dirigente de futebol no Acabiara e treinador do Primeiro de Maio.
Nesta trajetória foram grandes conquistas dentro e fora dos gramados, pois passou a viver intensamente a vida da cidade, acompanhando seus filhos nas atividades escolares e esportivas, além de partilhar também os momentos difíceis da cidade, como as enchentes, na qual teve oportunidade de contribuir diretamente com as pessoas atingidas, hospedando-as em sua própria residência, além de outros trabalhos de ajuda.
Em 1992, priorizando a educação e formação dos filhos, aceitou uma proposta de trabalho para a cidade de Juiz de Fora, na qual se encontro até hoje, sem nunca se esquecer da cidade que o acolheu e a qual ele adotou também como sua cidade de coração.
Solicito aos nobres colegas a aprovação unânime deste Projeto de Resolução.
Sala das Sessões, 30 de março de 2009
JADIR MARTINS DA FONSECA JÚNIOR – PP - Vereador
PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 5 / 2009
Concede Título de Cidadão Honorário de Ponte Nova ao Sr. Sergio Luiz da Silva Fazolato.
A Câmara Municipal de Ponte Nova aprova, e a Mesa Diretora promulga a seguinte Resolução:
Art. 1º Fica concedido Título de Cidadão Honorário de Ponte Nova ao Sr. Sergio Luiz da Silva Fazolato.
Art. 2º O Título de que trata esta Resolução, representado por diploma especialmente confeccionado, será entregue ao agraciado em Sessão Solene do Poder Legislativo
Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 4º Revogam-se as disposições contrárias.
Ponte Nova, de de 2009
José Mauro Raimundi
Presidente
Nilton Luís de Paula
Vice-Presidente
José Rubens Tavares
Secretário
Iniciativa: Vereador
JADIR MARTINS DA FONSECA JÚNIOR - PP