Câmara Municipal de Ponte Nova
Apresentação
Mesa Diretora
Vereadores
Comissões
Projetos de Leis
Leis Mais Consultadas
Legislação Municipal
Agenda
Links Interessantes
Fale Conosco
Contas Públicas
Licitações
Álbum de Fotos
Atas das Reuniões Plenárias




Projetos de Leis Municipais
 
Projeto de Lei nº 25/2009
 
Estabelece a obrigatoriedade de instalação de equipamentos coletores de energia solar em novas construções e dá outras providências.

Exposição de Motivos

A crise na produção de energia elétrica no país, apesar de aparentemente superada, permanece latente e pode inviabilizar a almejada aceleração do crescimento econômico.
E o problema não se limita à falta de energia elétrica, mas deve ser analisado de forma mais ampla, inclusive com as considerações relativas a impactos ambientais da geração hidrelétrica, que inunda grandes extensões de terras agricultáveis e remove de forma impiedosa as famílias de seu ambiente natural, entre outros efeitos sociais, culturais, econômicos e ambientais adversos, sendo que nestes últimos predomina a contribuição do efeito estufa, dada a disseminação de CO2 e metano nas áreas inundadas. Estes problemas têm ganhado destaque em debates internacionais, a ponto de começarem a surgir condenações unânimes à construção de usinas hidrelétricas em todos os quadrantes.
Por outro lado, há que se considerar as fontes alternativas e ambientalmente mais saudáveis, como a energia eólica e a solar, que recebem cada vez mais incentivos e investimentos em pesquisa e desenvolvimento, de forma a se tornarem cada vez mais competitivas e utilizáveis em escala comercial.
No que se refere à energia solar, seu uso residencial, comercial e industrial, principalmente para o aquecimento de água, vem substituir com vantagens econômicas e ambientais a energia elétrica, a ponto de o investimento na instalação do sistema de energia solar ser rapidamente compensado pela economia no consumo da energia elétrica.
O presente projeto de Lei visa, portanto, a contribuir para a busca de alternativas energéticas social e economicamente viáveis.
Solicito aos nobres colegas sua aprovação, com a sugestão de emendas que possam aprimorá-lo.


Sala das Sessões, 9 de novembro de 2009


Vereador WAGNER MOL GUIMARÃES - PV


PROJETO DE LEI Nº 25 / 2009

Estabelece a obrigatoriedade de instalação de equipamentos coletores de energia solar em novas construções e dá outras providências.

A Câmara Municipal de Ponte Nova aprova e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º A construção de residências com 200 m² (duzentos metros quadrados) ou mais somente será autorizada pela Prefeitura Municipal se o respectivo projeto construtivo contemplar, como forma subsidiária de energia, a instalação de equipamento de energia solar.

§ 1º A comprovação de que o projeto contempla o uso de equipamento de captação de energia solar, sua transformação e distribuição, far-se-á por meio da inscrição no selo do projeto dos seguintes dizeres: “Sistema de energia solar obrigatório – Lei Municipal nº.../2009.”

§ 2º Excetuam-se das disposições do caput deste artigo as construções localizadas em áreas sombreadas que tornem tecnicamente inviável a instalação do equipamento.

Art. 2º O dimensionamento do sistema de energia solar deverá atender, no mínimo, a demanda dos usuários relativamente aos chuveiros previstos na construção.

Parágrafo único. O proprietário da obra e o engenheiro, arquiteto ou outro profissional legalmente responsável pela construção serão os responsáveis pelo cumprimento das exigências estabelecidas nesta Lei.

Art. 3º A Prefeitura Municipal não poderá estabelecer preferências ou exigências quanto ao tipo, marca ou padrão de equipamento coletor de energia solar a ser utilizado na obra.

Parágrafo único. O disposto no caput deste artigo não impede que a Prefeitura Municipal exija o cumprimento das normas técnicas de instalação do equipamento, quando do acompanhamento da obra para efeito de fiscalização.
Art. 4º Nas construções de uso misto, nas construções geminadas e em condomínios do tipo horizontal somente será exigida a instalação do sistema de energia solar se a parcela residencial destinada a cada núcleo familiar ultrapassar 200 m².

Art. 5º As disposições desta Lei também se aplicam:

I – às ampliações que resultem em aumento da residência em área superior aos 200 m² (duzentos metros quadrados);

II – às novas construções destinadas a hotéis, motéis e similares;

III – aos novos edifícios cujos somatórios das unidades residenciais ultrapassem
os 200 m², incluindo as áreas comuns e de garagens.

Art. 6º A expedição do “habite-se” relativo à construção enquadrada nesta Lei fica condicionada à efetiva instalação do sistema de energia solar.

Art. 7º O disposto nesta Lei não se aplica aos projetos construtivos já aprovados e àqueles protocolados na Prefeitura Municipal até a data da publicação desta Lei.

Art. 8º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 9º Revogam-se as disposições contrárias.


Ponte Nova, de de 2009


João Antônio Vidal de Carvalho
Prefeito Municipal


Wanderley Ribeiro Ferreira
Secretário Municipal de Governo


Iniciativa: Vereador
WAGNER MOL GUIMARÃES - PV




- Autor(es): Wagner Mol Guimarães / PV
- Publicada em: 09/11/2009

 

Enviar e-mail ao autor    Imprimir matéria
 
 
Website desenvolvido por Art MX LTDA / Copyright © 2006 / hospedado nos servidores da Pontenet