Câmara Municipal de Ponte Nova
Apresentação
Mesa Diretora
Vereadores
Comissões
Projetos de Leis
Leis Mais Consultadas
Legislação Municipal
Agenda
Links Interessantes
Fale Conosco
Contas Públicas
Licitações
Álbum de Fotos
Atas das Reuniões Plenárias




Projetos de Leis Municipais
 
Projeto de Lei nº 2.846/2009
 
Altera as leis nº 2.203/97 e nº 2.730/04, que reformam a estrutura administrativa da Prefeitura Municipal de Ponte Nova.

PROJETO DE LEI Nº 2.846/2009
Altera as leis nº 2.203/97 e nº 2.730/04, que reformam a estrutura administrativa da Prefeitura Municipal de Ponte Nova.


EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Senhores Vereadores e Vereadora:


A criação do Cargo de Gestor de Implantação de Micro e Pequenas Empresas, vinculada à Secretaria Municipal de Governo e de recrutamento restrito tem por objetivo adequar a estrutura municipal ao dinamismo da economia. Trata-se de cargo com exercício de atividades complexas em função das variáveis envolvidas no processo e da necessidade de permanente atualização e capacitação na área afim.
O exercício do cargo tem por objetivo promover a simplicidade e racionalização do processo de abertura e fechamento de empresas no Município, conforme prevê o Programa DESCOMPLICAR do Governo do Estado de Minas Gerais, através da Unidade do Minas Fácil Ponte Nova, em funcionamento no prédio da Associação Comercial e Industrial de Ponte Nova.
Até então as atividades são exercidas por um servidor estadual efetivo e de nível superior, voltadas às rotinas da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, JUCEMG. Em breve o Estado de Minas Gerais não disponibilizará mais de tal profissional para exercício das funções. Com isso, o Município de Ponte Nova deve incorporar tais atividades que são de grande valia principalmente aos empresários e contabilistas que não mais necessitam deslocarem à sede da JUCEMG em Belo Horizonte.
Desta forma, tendo em vista a necessidade de oferecer meios de se cumprir as normas constitucionais de eficiência, efetividade e eficácia, e elevação do nível
técnico dos serviços prestados pela municipalidade, esperamos a aprovação por esta Egrégia Casa Legislativa, diante da relevância da questão posta à apreciação.


Ponte Nova, 3 de agosto de 2009.


João Antônio Vidal de Carvalho
Prefeito Municipal


Wanderley Ribeiro Ferreira
Secretário Municipal de Governo










REDAÇÃO FINAL

PROJETO DE LEI Nº 2.846/2009

Altera as leis nº 2.203/97 e nº 2.730/04, que reformam a estrutura administrativa da Prefeitura Municipal de Ponte Nova.


A Câmara Municipal aprova e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º - Fica criado o cargo de provimento em comissão, de livre nomeação e exoneração pelo Prefeito Municipal, de Gestor de Implantação de Micro e Pequenas Empresas, com 01 (uma) vaga, vinculado à Secretaria Municipal de Governo – SEGOV, de recrutamento restrito, com remuneração prevista na tabela salarial para o nível 905, Gratificação 804, nível de escolaridade superior, com formação na área de Economia, Ciências Contábeis, Administração de Empresas ou Direito.
Art. 2º - São atribuições e requisitos do cargo descrito no art. 1º:
a) bons conhecimentos em informática;
b) conhecimento de todo o processo de emissão de Inscrição Municipal e de Alvarás;
c) perfil dinâmico voltado para processos;
d) realizar análises e classificação de CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas, de acordo com a atividade econômica pretendida o seu atendimento à Legislação específica como as Leis de Uso e Ocupação de Solo, Plano Diretor do Município de Ponte Nova, Lei de Macrozonas, Código Tributário Municipal, Código de Posturas, sobre a necessidade de obtenção de licenças especiais sanitária, ambiental ou laudo do Corpo de Bombeiros;
e) certificação de participação em curso promovido pela JUCEMG – Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, voltado especificamente às atividades do Programa DESCOMPLICAR, para o atendimento simplificado às empresas dentro da Unidade do Minas Fácil em Ponte Nova;
f) adequação e unificação dos procedimentos administrativos e de operacionalização;
g) atendimento integrado junto ao empresariado por meio da Unidade Minas Fácil;
h) mover o estímulo ao ingresso de novos empreendimentos na economia formal e fomentando a economia local;
i) atuar na redução de prazos e custos ao empreendedor;
j) integrar os procedimentos de forma simultânea com a JUCEMG executando as atividades de emissão de Alvarás de Localização e Funcionamento e a inscrição cadastral de empresas nos Cadastros Fiscais Federal, Estadual e Municipal, bem como alterações cadastrais de empresas;
k) assegurar de forma permanente e coordenada o intercâmbio e a operacionalização dos procedimentos cadastrais entre as entidades fiscais, de registro e licenciamento;
l) orientar ao empreendedor no desenvolvimento inicial da empresa, com ênfase na orientação e informações prévias e gratuitas quanto aos procedimentos formais preliminares e legalização do funcionamento da empresa, inclusive quanto à situação fiscal dos empresários e do nome empresarial;
m) execução integrada do processo de registros, licenciamento e cadastramento fiscal das empresas, redução dos excessos burocráticos e normativos de documentos e procedimentos repetitivos entre órgãos de registro e cadastramento fiscal;
n) aumento da qualidade e produtividade dos serviços prestados, redução dos prazos de prestação dos serviços de registro e legalização das empresas;
o) Integração entre os partícipes e incentivos para incorporação de outros órgãos e entidades à Unidade Minas Fácil.

Art. 3º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 4º Revogam-se as disposições contrárias.

Ponte Nova, de de .


João Antônio Vidal de Carvalho
Prefeito Municipal


Wanderley Ribeiro Ferreira
Secretário Municipal de Governo



MESA DIRETORA:

José Mauro Raimundi – Presidente

Nilton Luís de Paula – Vice-Presidente

José Rubens Tavares - Secretário













PROJETO DE LEI 2.846 /2009

Altera as leis nº 2.203/97 e nº 2.730/04, que reformam a estrutura administrativa da Prefeitura Municipal de Ponte Nova.


ANEXO ÚNICO
IMPACTO ORÇAMENTÁRIO E FINANCEIRO

Em cumprimento ao disposto nos artigos 16 e 17 da Lei Complementar 101/2000, apresentamos a análise do impacto orçamentário e financeiro do projeto de lei epigrafado, ressalvado desde já que o mesmo se encontra de acordo com o Plano Plurianual e com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, já que não contém matéria que infrinja tais dispositivos legais, conforme estabelece o artigo 16, II, da Lei Complementar 101/2000.
O presente projeto implicará em impacto orçamentário-financeiro para as contas públicas municipais, na ordem de R$ 1.885,30 (hum mil, oitocentos e oitenta e cinco reais e trinta centavos) por mês no exercício de 2009, apurado conforme a seguir, já deduzido o valor correspondente de cargo efetivo:

IMPACTO ORÇAMENTÁRIO-FINANCEIRO Valores de Impacto
2009 2010 2011
Gestor de Implantação de Micro e Pequena Empresa 9.426,50 25.734,34 27.021,05

Obs: Projetado reajuste de 5% (cinco por cento) para os exercícios de 2010 e 2011.
Embora haja acréscimo de despesas, não haverá comprometimento do percentual de gastos com pessoal, nem afetarão as metas fixadas para o resultado primário e nominal, atendendo-se, assim às exigências do art. 17 da Lei de Responsabilidade Fiscal, LRF.

Ponte Nova, 3 de agosto de 2009.


João Antônio Vidal de Carvalho
Prefeito Municipal


Wanderley Ribeiro Ferreira
Secretário Municipal de Governo


José Paulo Sant’Ana
Secretário Municipal de Fazenda




- Autor(es): Executivo
- Publicada em: 03/05/2009

 

Enviar e-mail ao autor    Imprimir matéria
 
 
Website desenvolvido por Art MX LTDA / Copyright © 2006 / hospedado nos servidores da Pontenet