|
Denomina de Rua Olympio Monteiro de Rezende a Rua G do bairro Paraíso.
|
Exposição de Motivos
Olympio Monteiro de Rezende nasceu na Fazenda da Esperança, aos 10/12/1906. Estudou engenharia civil em Belo Horizonte até o quarto ano, mas não pôde se formar pelas dificuldades da época, resultantes da quebra da bolsa de Nova Iorque, que causou uma depressão financeira no mundo inteiro, atingindo também o Brasil. Por este motivo, teve que retornar para a fazenda e ajudar seu pai e seu irmão.
Filho e neto de fazendeiros, homem de fibra e coragem, deu continuidade aos trabalhos na fazenda, fundada pelo pai em 1890, que manteve durante décadas 55 casas de colonos e a média de 150 empregados o ano inteiro.
Homem empreendedor, Olympio foi fundador do Sindicato Rural de Ponte Nova, juntamente com colegas de fibra como ele, citando-se somente alguns, como Sílvio de Almeida, Catulino Novaes, Noel Soares, Abel Moreira, Márcio Brandão, e finalmente, juntamente com Ernesto Trivellato e Francisco Augusto, fizeram o prédio novo do Sindicato Rural com ambulatório médico e dentário para atender uma enorme população de toda a região. Implantaram também o Parque de Exposições.
Homem bondoso e altruísta, mantinha na fazenda uma farmácia particular para atender os empregados e quem mais precisasse.
Além de criar a formar oito filhos e labutar na fazenda, Olympio fazia viagens a Belo Horizonte e a Brasília para obter verbas e ajuda oficial para concluir o Sindicato Rural, hoje um grande patrimônio que serve aos pontenovenses.
Enfim, deu uma grande ajuda, às custas de sacrifício e desprendimento de tempo e de dinheiro, deixando um exemplo para a posteridade.
Foi um grande cafeicultor, ganhando vários prêmios. Lutou, juntamente com a UFV, contra pragas no café, chegando a colocar a fazenda à disposição da Universidade para experiências.
Foi exemplo de cidadão com muito caráter, honestidade e principalmente um homem que viveu para fazer o bem a seu próximo.
Morreu aos 97 anos, no dia 27 de abril de 2004.
Sala das Sessões, 3 de dezembro de 2007
ANTONIO LOPES PEREIRA - PDT
Vereador
PROJETO DE LEI Nº 31 / 2007
Denomina de Rua Olympio Monteiro de Rezende a Rua G do bairro Paraíso.
A Câmara Municipal de Ponte Nova aprova e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Passa a denominar-se Rua Olympio Monteiro de Rezende a Rua G do bairro Paraíso.
Parágrafo único. A Prefeitura Municipal comunicará a denominação do caput às empresas e entidades concessionárias de serviços públicos.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º Revogam-se as disposições contrárias.
Ponte Nova, de de 2007
Luiz Eustáquio Linhares
Prefeito Municipal
Maria do Carmo Santos
Secretária Municipal de Governo
Iniciativa: Vereador
ANTONIO LOPES PEREIRA - PDT
|