|
Denomina de Praça Efigênia Crispim Vicente a praça pública existente entre a Rua Tocantins e a Escola Municipal Senador Miguel Lanna no Bairro São Pedro.
|
Exposição de Motivos
Efigênia Crispim Vicente nasceu em Amparo do Serra, aos 28 de novembro de 1939, onde viveu até o seu casamento com José Vicente, em 1966. Depois de se casar, veio residir em Ponte Nova, e passou pelos bairros Palmeirense, Fátima e Triângulo, até fixar residência definitiva no bairro São Pedro, onde viveu desde 1980 até o seu falecimento em 2006.
Deixou os filhos Maria da Conceição, Efigênia, José Geraldo e Maria Sônia, e os netos Romário, Gabriely, Thainá, Rodrigo, Marcos Gabriel, Renato e Thales.
Católica fervorosa, Dona Efigênia trabalhou na Pastoral do Dízimo, na Catequese e na Liturgia, além de militar na Associação do Bairro.
Desde quando se mudou para o bairro São Pedro, sempre se preocupou com a formação espiritual da comunidade. Com muito empenho e dedicação, começou a trabalhar com as crianças, procurando catequizá-las. Com a ajuda do padre José Antônio e de outras pessoas da comunidade, começou a promover celebrações na comunidade. As missas eram celebradas na rua, porque ainda não havia local.
No Governo do Prefeito José Sette de Barros, de quem foi amiga, trabalhou na Prefeitura como faxineira e cozinheira em várias creches, sendo seu último emprego no Sammdu.
Viúva desde os 32 anos de idade, não quis se casar novamente e foi pai e mãe dos quatro filhos.
Foi ministra da Eucaristia, atuante na Comunidade do Bairro São Pedro e da Paróquia de Palmeiras. Foi também presença incansável e persistente na Construção do Santuário de Nossa Senhora Aparecida no bairro, desde a pedra fundamental até sua inauguração. Foram vários anos de luta.
Com a sua morte, a comunidade ficou órfã. A sua lembrança será eterna, em cada rua por que passou, em cada casa que visitou, em todos os doentes aos quais levava comunhão, em cada canto do santuário que ajudou a construir, em cada amigo que deixou. O seu exemplo de vida jamais será esquecido. Será sempre o orgulho da comunidade do bairro São Pedro.
Sala das Sessões, 6 de setembro de 2007
ANTÔNIO BENEDITO DE ARAÚJO – PTB
Vereador
PROJETO DE LEI Nº 17 / 2007
Denomina de Praça Efigênia Crispim Vicente a praça pública existente entre a Rua Tocantins e a Escola Municipal Senador Miguel Lanna no Bairro São Pedro.
A Câmara Municipal de Ponte Nova aprova, e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Fica denominada de Praça Efigênia Crispim Vicente a praça pública existente entre a Rua Tocantis e a Escola Municipal Senador Miguel Lanna, no Bairro São Pedro.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º Revogam-se as disposições contrárias.
Ponte Nova, de de 2007
Luiz Eustáquio Linhares
Prefeito Municipal
Maria do Carmo Santos
Secretaria Municipal de Governo
Iniciativa: Vereador
ANTÔNIO BENEDITO DE ARAÚJO - PTB
|