Câmara Municipal de Ponte Nova
Apresentação
Mesa Diretora
Vereadores
Comissões
Projetos de Leis
Leis Mais Consultadas
Legislação Municipal
Agenda
Links Interessantes
Fale Conosco
Contas Públicas
Licitações
Álbum de Fotos
Atas das Reuniões Plenárias




Projetos de Leis Municipais
 
Projeto de Lei nº 2.542/2006
 
Institui a Taxa de Fiscalização dos Serviços de Moto-Entrega, altera o § 2º do art. 4º da Lei nº 2.812/2005, que dispõe sobre exploração do serviço de transporte de mercadorias e documentos por moto-entrega, e dá outras providências.

A Câmara Municipal de Ponte Nova aprova, e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º A Taxa de Fiscalização dos Serviços de Moto-Entrega tem como fato gerador o exercício regular do poder de polícia por parte do Município (DEMUTRAN), através de vigilância, controle e fiscalização do cumprimento das exigências municipais, de acordo com a Lei nº 2.812/2005, a que se submete quem explora o serviço de transporte de mercadorias e documentos por motocicletas.

Art. 2º Contribuinte da taxa é o explorador do serviço de transporte de mercadorias e documentos por motocicletas.

Art. 3º A taxa será cobrada, anualmente, à razão de 15 (quinze) UFPNs, e será recolhida quando do requerimento da concessão da autorização, mediante vistoria e aposição de adesivo na motocicleta pelo órgão responsável.

Art. 4º O § 2º do art. 4º da Lei nº 2.812/2005 passa a vigorar com a seguinte alteração:

“Art. 4° - ...
§ 2º - As autorizações e os adesivos serão concedidos em atendimento a requerimentos protocolados na Prefeitura Municipal, fixado o prazo de até 3 (três) meses após a entrada em vigor da presente Lei.”

Art. 5º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 6º Revogam-se disposições contrárias.


Ponte Nova, de de 2006.


Luiz Eustáquio Linhares
Prefeito Municipal

Roberto Abraim Gazire
Secretário Municipal de Fazenda



PROJETO DE LEI N° 2.542/2006


EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS


Senhores Vereadores e Vereadoras,


O Projeto de Lei, que ora encaminhamos, tem por objetivo atender às solicitações dessa Casa no sentido de se reduzir o valor da “taxa de fiscalização dos serviços de moto-entrega”, de forma a levar em conta as dificuldades sócio-econômicas (baixo faturamento) desse segmento. Com a proposta de redução ora encaminhada (de 20 UFPNs, no PL 2.516/06, para 15 UFPNs, no presente PL), tal cobrança passa a equivaler a R$ 2,00 (dois reais) ao mês, o que nos parece perfeitamente suportável para os prestadores de tal serviço. Quanto à alteração do § 2º do art. 4º da Lei no 2.812/05, trata-se de simples regulamentação desse dispositivo legal.
De toda forma, é preciso destacar que, sem a instituição da taxa de fiscalização dos serviços de moto-entrega, não há como bancar os custos de fiscalização de tal serviço, fazendo com que seja transformado em atividade econômica legalmente reconhecida e, portanto, com obrigações e direitos diante da coletividade.
Face à sua constitucionalidade e relevância para o interesse público e convictos de que foram atendidas as ponderações desta Casa quando da tramitação do PL no 2.516/06, esperamos a aprovação do presente Projeto.


Ponte Nova, 31 de julho de 2006.



Luiz Eustáquio Linhares
Prefeito Municipal

Roberto Abraim Gazire
Secretário Municipal de Fazenda


- Autor(es): Executivo.
- Publicada em: 10/08/2006

 

Enviar e-mail ao autor    Imprimir matéria
 
 
Website desenvolvido por Art MX LTDA / Copyright © 2006 / hospedado nos servidores da Pontenet