Câmara Municipal de Ponte Nova
Apresentação
Mesa Diretora
Vereadores
Comissões
Projetos de Leis
Leis Mais Consultadas
Legislação Municipal
Agenda
Links Interessantes
Fale Conosco
Contas Públicas
Licitações
Álbum de Fotos
Atas das Reuniões Plenárias




Projetos de Leis Municipais
 
Projeto de Lei nº 2.638/2007
 
Institui parcelamento especial para ingresso no Simples Nacional.

PROJETO DE LEI No 2.638/2007


EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Senhores Vereadores e Vereadoras,

A razão do encaminhamento do presente Projeto Lei é possibilitar, aos devedores do ISSQN ao Município, acesso ao benefício fiscal aberto com a aprovação da Lei Complementar Federal no 123/06 (Lei do Supersimples), previstos especialmente nos dispositivos abaixo transcritos:

“Art. 79. Será concedido, para ingresso no regime diferenciado e favorecido previsto nesta Lei Complementar parcelamento, em até 120 (cento e vinte) parcelas mensais e sucessivas, dos débitos relativos aos tributos e contribuições previstos no Simples Nacional, de responsabilidade da microempresa ou empresa de pequeno porte e de seu titular ou sócio, relativos a fatos geradores ocorridos até 31 de janeiro de 2006.
§ 1o O valor mínimo da parcela mensal será de R$ 100,00 (cem reais), considerados isoladamente os débitos para com a Fazenda Nacional, para com a Seguridade Social e para com a Fazenda dos Estados, dos Municípios ou do Distrito Federal.”

A seu turno, o CGSN – Comitê-Gestor de Tributação do Simples Nacional, através da Resolução CGSN no 004, de 30 de maio de 2007 (cópia anexa), em seus arts. 20 a 23 , baixou normas sobre o Parcelamento Especial para Ingresso no Simples Nacional, e é para viabilizar o acesso de nossos contribuintes a tal benefício que solicitamos a esta Casa a fineza de aprovação da Proposição de Lei em tela com rito de urgência super-especial, de vez que o prazo para solicitação de parcelamento do ISSQN se encerra no próximo dia 31 de julho do corrente mês.

Ponte Nova, 2 de julho de 2007


Luiz Eustáquio Linhares
Prefeito Municipal


Gilson Alves de Freitas
Secretário Municipal de Fazenda














PROJETO DE LEI No 2.638 / 2007

Institui parcelamento especial para ingresso no Simples Nacional.


A Câmara Municipal de Ponte Nova aprova, e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o Poderão ser objeto do parcelamento de que trata o art. 79 da Lei Complementar Federal no 123 – Parcelamento Especial para Ingresso no Simples Nacional, de 14 de dezembro de 2006, débitos referentes ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISSQN, inclusive os inscritos em dívida ativa, relativos a fatos geradores ocorridos até 31 de janeiro de 2006.

§ 1o Os débitos objeto de litígio judicial ou administrativo somente serão alcançados pelo parcelamento, de que trata o caput deste artigo, caso o sujeito passivo desistir de forma irretratável da impugnação ou do recurso interposto ou da ação judicial proposta e, cumulativamente, renunciar a quaisquer alegações de direito sobre as quais se fundam os referidos processos administrativos e ações judiciais.

§ 2o O ingresso no parcelamento de que trata o caput deste artigo Lei impõe ao sujeito passivo a aceitação plena e irretratável de todas as condições estabelecidas nesta Lei e constituí confissão irretratável e irrevogável da dívida relativa aos débitos tributários de ISSQN, com reconhecimento expresso da certeza e liquidez do crédito correspondente, interrompendo o prazo prescricional.

§ 3o É vedada nessa modalidade de parcelamento a inclusão de débitos que já foram objeto de parcelamento.

§ 4o Os contribuintes do antigo Simples Nacional migrados automaticamente para o novo Simples Nacional, que possuírem débitos com exigibilidade suspensa, poderão optar pelo parcelamento de que trata o caput deste artigo, desde que observados demais dispositivos desta Lei.

Art. 2o O parcelamento de que trata o caput do art. 1o desta Lei observará o seguinte:

I – deverá ser requerido na Secretaria Municipal de Fazenda até 31/7/2007;
II – poderá ser concedido em até 120 (cento e vinte) parcelas mensais e sucessivas, atualizadas segundo a variação da Unidade Fiscal do Município – UFPN ou outro índice que venha a substituí-la;
III – não poderá ter parcela mensal inferior a R$ 100,00 (cem reais);
IV – o valor devido será acrescido de:
a) juros de mora de 1% (um por cento) ao mês ou fração, calculada sobre o valor corrigido do crédito tributário, contada da data do vencimento;
b) multa moratória de 0,33% (zero vírgula trinta e três por cento) ao dia, limitado ao máximo de 20% (vinte por cento).

§ 1o O requerimento do parcelamento é condicionado à comprovação do pedido da opção pelo Simples Nacional.

§ 2o O indeferimento do pedido da opção pelo Simples Nacional implicará rescisão de parcelamento já concedido.

Art. 3o Os depósitos existentes vinculados aos débitos de ISSQN a serem parcelados nos termos desta Lei serão automaticamente convertidos em renda do Município, concedendo-se o parcelamento sobre o saldo remanescente.

4o Revogam-se disposições contrárias.

Art. 5o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.


Ponte Nova, 2 de julho de 2007


Luiz Eustáquio Linhares
Prefeito Municipal


Gilson Alves de Freitas
Secretário Municipal de Fazenda




- Autor(es): Executivo
- Publicada em: 04/07/2007

 

Enviar e-mail ao autor    Imprimir matéria
 
 
Website desenvolvido por Art MX LTDA / Copyright © 2006 / hospedado nos servidores da Pontenet